Esta ferramenta pode ser utilizada de diversas maneiras, de acordo com os interesses dos gestores. Veja alguns exemplos.
Com o certificado, não é mais necessário se reunir com outras pessoas para assinar determinado documento. Cada pessoa envolvida pode fazê-lo de onde estiver. Basta ler o contrato, se for o caso, e, estando tudo certo, assinar o mesmo, usando o programa assinador digital. Ele dará validade jurídica ao arquivo em PDF.
Mas, para isso, é preciso comprar o certificado digital de uma autoridade certificadora, como a Infoco Digital. Dessa forma, escolherá se a plataforma deve ser armazenada no computador (tipo A1), ou em dispositivo móvel, como o token ou smart card (tipo A3).
Caso, sua organização não faça parte do Simples Nacional, é obrigatório que tenha a certificação digital para que possa enviar a Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) para a Receitanet. Trata-se do serviço eletrônico que comprova e transmite essas documentações das pessoas físicas e jurídicas.
A maioria dos regimes tributários obrigam as empresas a emitir a nota fiscal eletrônica, exceto o Simples Nacional. Por esse motivo, o Ministério da Fazenda está implantando, aos poucos, a emissão desses documentos fiscais a todas as empresas. Consequentemente, elas precisarão do certificado digital para enviar as notas aos órgãos competentes.
O Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), da Receita Federal, lançado em 2005, desburocratizou o relacionamento entre o órgão e os contribuintes. Ele oferece consulta de sua situação fiscal, status de cobrança, despachos, entre outros. Esses serviços podem ser acessados mediante um certificado digital.
Já que o certificado valida diversos documentos, não é mais preciso ir ao cartório para fazer o reconhecimento de firma. Logo, por meio dessa ferramenta, você pode dar a autenticidade de sua assinatura e pedir a um colaborador que entregue os papéis necessários às pessoas ou órgãos devidos.
Outra vantagem está na realização de transações financeiras da empresa, porque com o certificado há mais segurança. Com isso, a movimentação de sua conta bancária é realizada online, com a maior proteção, para não haver invasão e nem fraude. Isso evita idas desnecessárias ao banco e traz maior agilidade e autonomia para suas operações.
Fonte: https://www.infocodigital.com.br/usar-certificado-digital/
©2024 Certificadora Líder - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por Agência Limo